Author: .
•3/27/2011
Ola ola, gostaram do titulo? Sinto em decepciona-los mas o post nao fara nenhuma mençao honrosa ao Beto Barbosa rsrsrs foi apenas para lembrar que... é primavera, as érablières (arvores tipicas daqui do Canada, érable, que tem sua folha estampada na bandeira do pais) nos dao as saudaçoes e com elas seu produito mais nobre, o SIROP D'ÉRABLE. Romantico neh? 
Vou contar um pouco da historia de como esse romance começou, mas vcs sabem né, daquele jeito pragmatico de uma boa engenheira que sempre dormia nas aulas de historia e geografia... mas quem bom que tem google pra salvar a vida da pessoa...
Mais, en tout cas (mas, enfim...), antes dos franceses colonizarem o Québec, os indiozinhos americanos muito sabidos, descobriram que a danada da arvore dava uma seiva durante alguns dias entre o fim do inverno e inicio da primavera e que concentrada formaria um produto como um mel (um xarope adocicado).
De la pra ca... historia vai historia vem, terminou que a tradiçao pegou e a cada ano as cabanes à sucre marcam presença, essas cabanas sao umas casinhas de madeira arrodeadas de arvores de érable, geralmente de organizaçao familiar, que  servem comidas típicas da regiao como panquecas, feijão, sopa de ervilha, omelete de ovos, presunto, um tipo de torresmo, sobremesas tipicas daqui (como o pouding chomeur e tarte au sucre à la crème), tire sur la neige (que é como se fosse um pirulito de açucar, como um puxa puxa) e claro o proprio sirop d'Érable (o famoso xarope).


Pois muito bem, sexta passada eu conheci uma tipica cabana à sucre, a convite de algumas colegas de trabalho, e la fui conferir. Um ambiente bem agradavel,acho que vale a pena conhecer pelo fator cultural, mas ainda prefiro nosso tempero, acho que em termos de comida tipica, nao tem pra ninguem, soh da o Brasil :D
Mas estou contente que tenha o sirop d'érable aqui, é dele que tenho me servido pra matar a saudade quando como um queijo (que mais se assemelha com nosso queijo de coalho), quando quero comer algo que me lembre nosso delicioso queijo de coalho assado com mel de engenho hummm.


E a vida continua... Bjos, Luh
This entry was posted on 3/27/2011 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 comentários:

On 27 de março de 2011 às 05:55 , Erly Nóbrega disse...

Lu, adorei conhecer um pouquinho mais da história...beijos

 
On 27 de março de 2011 às 18:09 , Unknown disse...

Ola Lu
Me chamo Renata conheci seu blog neste fim de semana e gostaria de entrar em contato contigo. Eu, meu marido e meu filho (Renato e Enzo respect.) por indicação de nossa professora de francês em SP na ecole quebec nos falou sobre a possibilidade de imigrarmos para Trois-Riviere. Como não conhecemos ninguém "ao vivo e a cores" que tenha se instalado por aí e somente através de blogs, poderia pedir um favorzão seu de nos dar mais dicsa, quaisquer que sejam sobre TR desde claro que não te atrapalhe, sabe como são as mães né, cheias de neuroses e encanações sobre o que pode acontecer com nossas crias em um mundo novo!!!
Merci beaucoup
Renata.
renatakelgos@gmail.com

 
On 27 de março de 2011 às 18:37 , Tania Vianna disse...

Muito legal gente. Nosso prof. de frânces é filho de fazendeiros que produzem o Sirop MAPLE. Ele nos mostrou como é extraído, fermentado e armazenado.... Muito bommm....E amém que parou de nevar. Daqui ficamos só contando os dias que vcs ficam no mundo Branco, pq sabemos que em breve seremos nós.
Abçsss,
sagacanadense@blogger.com

 
On 28 de março de 2011 às 20:20 , Leonel Luiz disse...

Caramba Lue, queijo coalho assado com mel de engenho é tudo que ahhh. :D

Pelo menos pederemos nos aproximar com essa versão de queijo dai e esse mel que deve ser gostoso.

Temos que nos acostumar com a cultura do novo pais.