Author: .
•3/29/2011
Oie minha gente, passada rapida hoje soh pra compartilhar um link de um dicionario mao na roda de quebecois que eu encontrei na net... pode ser que alguns ja ate conheçam mas nao custa nada socializar...
Esse bendito tem me ajudado bastante a entender as facetas das expressoes aqui da regiao, afinal nao eh facil compreender de imediato o frances falado nas ruas muito menos num chao de fabrica (imaginem meu desespero), mas o fato é que aos poucos vamos nos habituando e quando menos esperamos estamos la soltando um 'je capote'! (= eu endoido, piro o cabeçao, no bom e no mau sentido).
Um gros merci para todos que tem lido e acompanhado o blog, deixado comentarios e demonstracoes de carinho, devo confessar que ter cerca de 1500 acessos por mes nao estava bem nos planos (ate hoje me pergunto o porque do record de leitura no post da PREVISAO DO TEMPO PELA MARMOTA rsrsrs), pensamos ate em dar uma parada mas como acreditamos que nossas informaçoes tem servido de alguma forma para ajudar os futuros novos imigrantes e tambem os que aqui jah estao, vamos continuar com as postagens ate a gente achar que valha à pena. Beijo no coracao de todos. E eu falei e falei e nao deixei o link... pis voilà!
Xero...Luh
Author: .
•3/27/2011
Ola ola, gostaram do titulo? Sinto em decepciona-los mas o post nao fara nenhuma mençao honrosa ao Beto Barbosa rsrsrs foi apenas para lembrar que... é primavera, as érablières (arvores tipicas daqui do Canada, érable, que tem sua folha estampada na bandeira do pais) nos dao as saudaçoes e com elas seu produito mais nobre, o SIROP D'ÉRABLE. Romantico neh? 
Vou contar um pouco da historia de como esse romance começou, mas vcs sabem né, daquele jeito pragmatico de uma boa engenheira que sempre dormia nas aulas de historia e geografia... mas quem bom que tem google pra salvar a vida da pessoa...
Mais, en tout cas (mas, enfim...), antes dos franceses colonizarem o Québec, os indiozinhos americanos muito sabidos, descobriram que a danada da arvore dava uma seiva durante alguns dias entre o fim do inverno e inicio da primavera e que concentrada formaria um produto como um mel (um xarope adocicado).
De la pra ca... historia vai historia vem, terminou que a tradiçao pegou e a cada ano as cabanes à sucre marcam presença, essas cabanas sao umas casinhas de madeira arrodeadas de arvores de érable, geralmente de organizaçao familiar, que  servem comidas típicas da regiao como panquecas, feijão, sopa de ervilha, omelete de ovos, presunto, um tipo de torresmo, sobremesas tipicas daqui (como o pouding chomeur e tarte au sucre à la crème), tire sur la neige (que é como se fosse um pirulito de açucar, como um puxa puxa) e claro o proprio sirop d'Érable (o famoso xarope).


Pois muito bem, sexta passada eu conheci uma tipica cabana à sucre, a convite de algumas colegas de trabalho, e la fui conferir. Um ambiente bem agradavel,acho que vale a pena conhecer pelo fator cultural, mas ainda prefiro nosso tempero, acho que em termos de comida tipica, nao tem pra ninguem, soh da o Brasil :D
Mas estou contente que tenha o sirop d'érable aqui, é dele que tenho me servido pra matar a saudade quando como um queijo (que mais se assemelha com nosso queijo de coalho), quando quero comer algo que me lembre nosso delicioso queijo de coalho assado com mel de engenho hummm.


E a vida continua... Bjos, Luh
Author: .
•3/26/2011

Oi minha gente! Fiquei uns dias in off por causa do corre corre basico da vida... mas ca estou eu com mais novidades :D 
Bom, antes de mais nada... é primavera! Te amuuuu! Mas sem muita animaçao porque ainda tem neve por aqui par dar, alugar e vender por uns 10 invernos na minha opiniao de quem definitivamente nao escolheu esta como a melhor estacao do ano, anyway, a vida continua...
E como o titulo do post ja disse, essa semana tive minha primeira aulinha de direcao, ui que emoçao! Nao vejo a hora de estar por ai linda e loira, no meu carro sem capota, com meus oculos escuros e cabelos ao vento, andando às margens do Rio Sao Lourenço, hehehe mas como isso ainda nao tem data pra acontecer, eu me dou por satisfeita se eu conseguir levar o carro do posto de gasolina pra casa a 30 km por hora sao e salvo rsrsrs
Bom, o fato é que, eu gostei muito da minha aula, meu instrutor (um cara da Tunisia) foi muito atencioso e tranquilo comigo... nao sei se foi porque quando eu entrei no carro eu disse duas coisas; a primeira foi - OLA TUDO BEM? e em seguida - OLHE SEU ZÉ EU NAO SOU DAQUI E TENHO DIFICULDADE EM ENTENDER BEM O FRANCES, ENTAO POR FAVOR FALE DEVAGAR :D, mininuu como funcionou... num instante a gente se entendeu rsrsrs, no fim da aula a gente ja tava até falando do futebol brasileiro (baaaasico). Pois bem, terei aulas ate meados de dezembro, quando entao teoricamente estarei pronta para fazer as provas no SAAQ (DETRAN daqui).
E vamos que vamos que a vida continua e o sol ta lindo la fora e eu vou sair pra aproveitar! 
Bjos e bom final de semana! Luh

Author: .
•3/15/2011

Ai ai... como eu adoro o pôr-do-sol... como me sinto bem quando assisto uma cena assim tao perfeita... cheia das minhas cores preferidas!
Finalmente estamos começando a sentir que o inverno esta com seus dias contados, a prova é que tem anoitecido mais tarde (também tem o fato de ter acabado o horario de inverno e voltamos a adiantar o relogio em 1h). Puts, sair do trabalho e ganhar de presente um pôr-do-sol assim à beira do rio (photo by meteomedia)... priceless! Obrigada Jesus! 
Bom, apesar de ter um pouco de neve prevista pra amanha e outros dias ainda no calendario de março, estamos contentes de ter passado pela primeira estaçao completa em TR ilesos!
Bjo a todos! Luh
Author: .
•3/12/2011
Ola, ola! Antes de mais nada, quero esclarecer que este post pode conter palavras de baixo calao, cunho pejorativo e similares, mas nada mais sao do que uma maneira de apresentar os termos de xingamento utilizados aqui em Francês no Québec.
Pra começar vamos a uma retrospectiva historica (deem um desconto que eu nunca fui boa em historia rsrsrs) para justificar a conotaçao dos nomes feios por aqui...
Na sua grande maioria, os xingamentos dos quebecas sao provenientes de termos relacionados ao catolicismo. Uma vez que a Igreja Católica (até à Revolução Tranquila) exerceu uma influência significativa na sociedade quebequense. Com o passar do tempo, a sociedade deu uma revoltada basica e passou a utilizar os termos religiosos pra expressar os mais variados sentimentos.

Eis alguns itens basicos da cartilha do xingador (dependendo do contexto os mesmos servem como adjetivos de intensidade, tipo puta merda que jogo do caraaaalho! Bom eu disse que esse post ia ter nome feio rsrsrs):


  • - Baptême                     - Bâtard
  • - Câlice                         - Calvaire
  • - Ciboire                       - Crisse
  • - Maudit                      - Mausus
  • - Ostie                         - Sacrament
  • - Sacrant                     - Saint-crême
  • Simonaque               - Tabarnak
  • - Torrieux                    - Viarge

  • Bom eu ainda nao sei ao certo quais sao os mais graves mas os mais ouvidos sao sem duvida: calice, ostie, sacrement e tabarnac!
  • Pra mim ainda é estranho levar uma topada e dizer CALVARIO rsrsrs mas fazer o que neh, cultura eh cultura!

  • Bom final de semana a todos, Luh.
Author: .
•3/11/2011
Oi minha gente!!! Passada rapida soh pra compartilhar um trechinho de como foi nosso carnaval aqui em TR... todo mundo sabe, se beber nao dirija, mas ninguem disse que era proibido sair pulando carnaval na neve rsrsrs.
Bjos, Luh

Author: .
•3/05/2011
Yayyyy!!!!! Sabadaaaaooo, dia de salaaaao, e a faxina quem fez foi o maridaoo ao ao aoo!!! Rsrsrsrs 
Ola garotas, o versinho acima foi pra dar uma aliviada e compartilhar minha satisfacao de finalmente de renovado minhas mechas loiras rsrsrsrs, pois bem... antes de vir pra ca, essa era uma grande preocupacao, afinal, como manter o visual em terras estranhas e ainda por cima sem saber como explicar em frances como eu queria deixar meu cabelo? Futilidade à parte, acho que eu mereço me dar esse presente de cuidar um pouquinho de mim e nao deixar que o lado 'Fiona de ser' me domine aqui no Canada. 
Eu sempre tinha ouvido dizer que os serviços de beleza/estetica aqui eram o olho da cara, mas ate que pra renovar as mechas nao foi tao exorbitante assim, paguei  $55,00 e $16,50 pelo corte (que boooom que degradê eh dégradé em francês rsrsrs). Entao, a cada 4 meses ter esse custo assim pra manter o look pra mim e pro maridao, vale a pena!
Aqui eles usam a mesma tecnica (no papel aluminio) que eu usava no Brasil, a diferença foi soh que as mechas ficaram mais largas, na proxima vez vou pedir pra fazer mais fininha...
Eh isso...pra quem ficou curiosa pra ver como minhas unhas ficaram com as postiças por cima... voilà! Bjos